sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Hipocrisia...


As vezes acontece da gente ver um comercial na TV, adorar e esperar ele passar de novo. Comigo, pelo menos, acontece sempre, sempre que eu assisto televisão, ou seja, nem sempre, ou quase nunca. Minha dependência pela TV e seu conteúdo é muito pequena. Não era pra menos, em pleno século XXI, era da tecnologia e da interatividade, absurdo é quem fica na frente de um equipamento esperando que ele se ajuste ao seu interesse.


Certo dia eu resolvi assistir a um dos primeiros capítulos de "Viver a Vida" e logo no primeiro intervalo surge o comercial das Havaianas Fit, onde uma avó está sentada à mesa em um restaurante com sua neta, quando aparece o Cauã Reymond e a velhinha sugere que sua neta devesse arranjar um homem como aquele para fazer sexo apenas. Aos que não tiveram a oportunidade de ver o vídeo, é o primeiro logo abaixo:

A neta por sua vez, que tem o papel de interpretar a hipocrisia das pessoas que se chocam com um comercial que retrate tão bem o cotidiano ( o nosso, por que o da novela se passa nos mais altos apartamentos do Leblon e JAMAIS trataria de um tema tão vulgar como esse), se mostra abalada com o comentário da avó. Abalo este tão grande que fez com que o comercial fosse retirado da ar. 

É bem verdade que a televisão comercial tem as suas funções, às quais não estão incluídas "tratar de assuntos de interesse comum social" e nem "promover o debate de assuntos ligados diretamente ao comportamento da sociedade". A função dela é fechar os olhos do povo para essas questões e sobrepô-las com as paisagens do Leblon. Também é verdade que a internet é, dos ambientes de debate, o mais democrático, possibilitando que eu, daqui do meu computador, exponha ao mundo a minha opinião e automaticamente permitindo que qualquer outro cidadão exponha a sua, contrária ou não à minha.

Vamos ver até quando a televisão vai se sustentar promovendo a manipulação dos cidadãos  ao invés de contribuir para a formação de uma sociedade mais educada, mais civilizada, mais crítica e menos hipócrita.

Acho interessante comentar que o comercial em questão não ataca quaisquer valores "morais ou éticos", mas serve como um estalo para aqueles que se negam a enxergar que o que ocorre é justamente o contrário. Uma inversão de valores sem o menor propósito que a nossa sociedade vive e que, aí sim, contribui para sua degradação moral e ética.
  
Moral da história: Nunca dependa da TV se quiser ver um bom comercial se repetindo.









=D

3 comentários:

  1. Adorei o seu comentário sobre a hiprocrisia das pessoas, que esta censura ao comercial representou muito bem. "Lógico que tinham que censurar, afinal ninguém deve fazer sexo só por fazer". Argh! É muito conservadorismo para o meu gosto.
    Só me preocupei MUITO com o fato de vc ter se disposto a assistir um capítulo de novela. Por favor, não faça isto, fuja disto enquanto é tempo. Eles não anunciam, mas deveria haver um alerta, tal como nos maços de cigarros, "Este programa é emburrecedor e pode atrofiar o seu cérebro", ou algo assim.
    No mais, continue com os seus comentários que continuarei a ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Po... eu fiquei chocada com a velhinha...

    ResponderExcluir
  3. Só descobri que o comercial foi censurado quando fui procurá-lo no youtube e acabei achando o vídeo em que a velhinha explica a situação.

    Acho que a novela só é motivo de preocupação se for consumida em excesso ou como única fonte de entretenimento. Não me enquadro nesse grupo.

    Voltem sempre!
    =D

    ResponderExcluir

Deixe sua mensagem após o sinal...BIIP!