quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O nojo...




Muitas coisas com as quais nos deparamos no nosso cotidiano nos causam nojo. O nojo é uma emoção básica assumida por qualquer ser-humano saudável. Para Darwin o nojo se refere a algo que nos revolta.

Estudiosos afirmam que há dois tipos de nojo, a saber: o nojo físico...


É aquele que é causado por fontes materiais e por nós reconhecido por meio dos sentidos. O expressão de nojo é umas das mais características, tanto quanto a de alegria e de dor. Sentir nojo, para o organismo, nada mais é que reduzir os batimentos cardíacos e ligar o "ejetar" do que há no nosso estômago.


...e o nojo moral, que é aquele que temos de certas atitudes revoltantes.


Como eu falava no início, muitas são as coisas que nos causam nojo. Praticamente tudo que vemos, sentimos, comemos, ouvimos e cheiramos pode nos causar nojo.


De todas as coisas mais nojentas que passaram pela minha cabeça desde que eu comecei a escrever esse post, e olha que não foram poucas, eu diria que a barata figura a primeira posição. Na minha opinião, a barata é o animal mais nojento que existe por juntar em um só corpo os dois tipos de nojo. O físico pela sua aparência asquerosa, seu cheiro característico e (pasmem, eu sei como é) seus membros ásperos. E o moral por se aproveitar dos momentos de fraqueza do ser-humano para aparecer. 


Até aqui é possível encontrar uma certa unanimidade entre as pessoas. Acho que todas acham a barata um bicho nojento. Mas a verdade eu não posso deixar de contar. Sou duramente criticado por ter nojo de barata. Minha avó, por exemplo, faz questão de contar para qualquer um, quando este assunto surge, que eu tenho nojo de barata. Embora ela não viva sem flit, e nos momentos de maior desespero ainda recorra ao método mais prático (o grito), eu por ser homem, não posso ter nojo de barata. Não me lembro de nenhuma vez que eu tivesse feito um escândalo por causa de uma barata voadora que tenha entrado na calada da noite na sala em quanto a novela passava. Nem de nenhuma vez que eu tivesse saído correndo e gritando do banheiro enrolado numa toalha porque havia uma barata dentro do box. Mas a nossa sorte é essa. 


E pra provar que eu não tenho mais nojo de barata (embora a barata seja sim um animal nojento) e também para poder ilustrar essa postagem, deixarei uma brincaderinha mais nojenta do que saudável.


=@    <=== náusea 



  

  

  



Um comentário:

Deixe sua mensagem após o sinal...BIIP!